Como diminuir os índices de colesterol no inverno

 em Artigos

É só chegar essa época do ano para aumentar o desejo por alimentos calóricos, uma reação que está ligada à sobrevivência.

Segundo o cirurgião vascular, Dr. Renato Fanchiotti Costa, isso acontece porque as temperaturas mais baixas elevam o metabolismo basal para manter a temperatura normal, o que exige o consumo de mais calorias. “Além disso, a fome também é uma resposta do organismo para aumentar a gordura corporal e, consequentemente, o isolamento térmico do corpo, que nos protege do frio. Por isso há uma preferência por comidas calóricas, principalmente ricas em gordura”, explica ele.

É por isso que é tão comum o ganho de peso no inverno e o aumento do nível do colesterol ruim, um problema de saúde muito comum nessa estação. Isso porque nessa época muitas pessoas também costumam dispensar os exercícios físicos, além de tomar menos sol, e, consequentemente, ter a produção de vitamina D diminuída, o que colabora para o aumento dos níveis de colesterol, completa Fanchiotti.

O agravante desse aumento do nível de colesterol é que o risco de problemas cardiovasculares aumenta, pois, o colesterol pode se depositar nas artérias formando placas, conhecidas como aterosclerose, e levar a uma redução da quantidade de sangue que chega a determinado órgão.  Isso pode levar a um infarto agudo do miocárdio, quando essa redução ocorre no coração, ou um acidente vascular cerebral (AVC), caso ocorra no cérebro.

Foi o que aconteceu com o joseense Edson Mariano de Deus, de 75 anos, que descobriu uma placa de gordura na artéria carótida em um exame de rotina.  Ele fazia um acompanhamento regular com o médico e apresentava níveis de LDL (o colesterol ruim) elevados. “ Eu já estava tomando remédio para controlar o colesterol, mas acabei exagerando na alimentação e descobri que minha artéria estava bastante comprometida, foi aí que tive que fazer uma angioplastia, um procedimento para desobstruir a artéria e evitar que eu tivesse um AVC”, conta ele

Edson reagiu bem ao procedimento, mas sabe que ainda é preciso seguir algumas regras, principalmente, com a chegada do inverno. “Eu tento evitar o consumo exagerado de gordura e doces, além de comer a mesma quantidade nas refeições que eu comia em outras épocas do ano”, diz.

O cirurgião vascular ainda reforça alguns outros cuidados que é preciso ter nessa época do ano para evitar o aumento dos níveis de colesterol, como a prática de exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, o abandono do cigarro pelos fumantes e, no caso de quem já tem níveis elevados de colesterol, fazer o controle rigoroso nesses meses mais frios com algum especialista.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Envie-nos um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt