Dicas de alimentação para melhorar a circulação sanguínea

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A boa alimentação é uma das melhores aliadas para melhorar a circulação sanguínea e evitar problemas vasculares.

Os problemas de circulação sanguínea arteriais estão relacionados ao acúmulo de gordura na parede das artérias, ou aterosclerose. Quando ocorre a formação dessas placas de gordura, o sangue tem dificuldade em alcançar os órgãos e levar o oxigênio e os nutrientes necessários, o que pode causar a morte das células. É por causa disso que podem acontecer doenças graves como o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica, que pode levar até a amputação das pernas.

Já as doenças de circulação sanguínea venosas, como tromboses ou varizes, muitas vezes, podem acontecer por causa do aumento de peso, que pode estar relacionado à má alimentação.

Por isso seguir algumas recomendações alimentares é uma ótima forma de se prevenir ou controlar problemas circulatórios:

– DIMINUIR A INGESTÃO DE GORDURA SATURADA: A gordura saturada está presente nas carnes gordurosas, laticínios integrais, bacon, embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame) banha de porco, frituras. Quanto mais gorduras saturadas ingerimos, maior a produção de LDL (colesterol ruim).

– DIMINUIR A INGESTÃO DE GORDURA TRANS: Essa gordura está presente em todos os alimentos que contém gordura hidrogenada: biscoitos, bolachas, bolos prontos, sorvetes, congelados pré-fritos e margarinas. Além de aumentar o colesterol ruim, essa gordura ainda diminui o colesterol bom.

– AUMENTAR O CONSUMO DE GORDURAS BOAS: Essas gorduras boas aumentam o HDL (colesterol bom) e diminuem a formação das placas de gordura dentro das artérias. Elas estão presentes nos óleos vegetais, como o azeite de oliva, o óleo de milho e canola, as castanhas, como nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, sementes de linhaça e abóbora, abacate e peixes.

– DIMINUIR O SAL: Usar muito sal aumenta a pressão arterial, o que ajuda a danificar a parede das artérias e intensificar a deposição das gorduras.

– PREFIRA ALIMENTOS FRESCOS: Os alimentos enlatados costumam ter muito sal e gordura trans.

– CORTAR O REFRIGERANTE: Além de ter muito açúcar, os refrigerantes também possuem um alto teor de sódio. Troque por um copo de água ou suco.

– SUBSTITUIR AS COMIDAS PRONTAS: Embora sejam práticas e de fácil acesso, os produtos industrializados têm alto teor de sódio. Procure se alimentar com produtos frescos e recém preparados.

– AUMENTAR A INGESTÃO DE RUTINA: A rutina é uma substância que ajuda os problemas da circulação venosa, auxiliando na diminuição da morte celular na parede das veias, além de contribuir para diminuir a agregação das plaquetas devido à sua ação anti inflamatória. A rutina pode ser encontrada em alimentos como amoras, uvas, cranberry, maçã, laranja, limão, aspargos e vinho tinto.

– TOMAR 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA: O corpo humano é composto por 70% de água e o sangue tem mais de 95% de água. Dessa forma, tomar cerca de dois litros de água por dia ajuda na circulação.

– TOMAR SUCO DE TOMATE PELA MANHÃ: As sementes do tomate podem melhorar o fluxo sanguíneo, porque têm propriedades anticoagulantes. Além disso, esse suco ajuda a drenar líquidos e a eliminar toxinas.

 

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