Dicas para diminuir o inchaço no calor

 em Artigos

É só a temperatura subir que muitas pessoas já sentem pés e pernas incharem, o que pode causar até dores. O inchaço no calor acontece porque a alta temperatura provoca a vasodilatação, que é a dilatação dos vasos, o que dificulta o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração, causando o problema. Segundo o cirurgião vascular, Ricardo Yoshida, esse mecanismo é para favorecer a transpiração e fazer uma troca de calor com o meio ambiente, para que a pressão não fique muito alta. É só a temperatura subir que muitas pessoas já sentem pés e pernas incharem, o que pode causar até dores. Isso acontece porque o calor provoca a vasodilatação, que é a dilatação dos vasos, o que dificulta o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração, causando o inchaço. Segundo o cirurgião vascular, Ricardo Yoshida, esse mecanismo é para favorecer a transpiração e fazer uma troca de calor com o meio ambiente, para que a pressão não fique muito alta.

O cirurgião ainda dá algumas dicas para diminuir o inchaço nesses dias mais quentes:

1. Atividade física regular

A atividade física colabora com a circulação porque aumenta o retorno do sangue para o coração. Ao se contrair o músculo, as veias também são contraídas e estimulam a circulação com o objetivo de levar oxigênio para as  células dos músculos e tecidos próximos. Só que em dias quentes, evite praticar exercícios entre 10h e 16h.

2. Evitar ficar muitas horas sentado na mesma posição

Ficar parado dificulta ainda mais o bombeamento do sangue das pernas de volta para o coração, comprometendo toda a circulação da área e piorando o inchaço. Para quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada 30 minutos ou 1 hora para tomar água, ir ao banheiro e fazer uma pequena caminhada.

3. Beber bastante água (hidratação)

Nesses dias mais quentes, a recomendação é beber entre dois e três litros de água por dia, já que nesse período, as pessoas costumam perder mais líquido.

4. Alimentos leves

O ideal é evitar comidas gordurosas e pesadas, dando preferência às carnes brancas e saladas. O sal costuma absorver muito líquido e pode aumentar o inchaço de membros inferiores e superiores.5. Deixar o pé da cama levemente elevado: Deixar a cama, levemente, levantada ajuda o retorno de sangue durante a noite e o resultado são pernas desinchadas pela manhã. As pernas também podem ficar elevadas cerca de trinta minutos antes de dormir.

 

Seguindo as recomendações é provável que o inchaço desapareça ou fique mais leve. Se isso não acontecer, a recomendação é procurar ajuda. Segundo o especialista, inchar em dias quentes é normal,  mas pode, também, ser sinal de algum problema de saúde, como trombose, varizes ou insuficiência venosa. “Por isso, se achar que o inchaço está além do normal, a recomendação é procurar por um cirurgião vascular”, completa ele.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Envie-nos um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt