Longevidade: dicas para viver por mais tempo

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O mês de Outubro é também o mês dos idosos. Desde 1990, o dia 1° de Outubro foi estabelecido pela ONU para homenagear as pessoas idosas, com objetivo de lançar campanhas sobre as questões do envelhecimento. O grande desafio é conscientizar essa população sobre a importância de uma vida saudável para prevenir ou adiar o desenvolvimento de doenças que causem a dependência ou exijam hospitalização e outros serviços médicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. No Brasil, conforme os dados do IBGE, 13,7% da população é idosa, o que corresponde a cerca de 28 milhões de pessoas.

Mas apenas uma pequena parcela chega à terceira idade com disposição e poucas limitações. Como é o caso do empresário Manoel Oliveira. Aos setenta anos, e com quatro netos, ele é um exemplo pra toda família. Pratica exercícios funcionais e corrida duas vezes por semana para se preparar para a Corrida de São Silvestre. Também faz questão de manter uma alimentação equilibrada, dormir bem e ficar longe do estresse. “ É nessa linha que procuro manter o equilíbrio físico, por outro lado o espírito é alimentado pela meditação, pela escolha dos meus relacionamentos e pela prática da caridade. Sinto que, na medida que perco energia física, posso ganhar energia espiritual”, diz ele.

Com essa mesma disposição, ele ainda trabalha dez horas por dia, é conselheiro de duas ONG´s e sempre está envolvido em novos projetos. “Aqueles que acreditam que a terceira idade é um momento ruim ainda não perceberam que essa é a fase da devolução, de encontrar o seu propósito e ter uma vida muito melhor”, acrescenta.

Manoel Oliveira, 70, pratica exercícios aeróbicos e yoga, diariamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o cirurgião vascular Renato Fanchiotti, para chegar à terceira idade com essa mesma disposição e uma boa saúde vascular é importante seguir algumas recomendações:

 

COMER ALIMENTOS ANTIOXIDANTES
A alimentação é um dos principais fatores para melhorar a longevidade. Uma dica é comer alimentos antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células. Alguns exemplos são os alimentos com a cor roxa, que são bons para os vasos sanguíneos, porque são ricos em flavonóides, substâncias conhecidamente protetoras para os vasos sanguíneos. Como a batata doce roxa, uvas, repolho roxo, berinjela. O consumo regular de vinho, não mais que uma taça diariamente, também previne a formação de placas de gordura devido a presença dessas substâncias em sua composição.

CONTROLAR O COLESTEROL
Evitar alimentos ricos em gordura, refrigerantes e doces, já que eles podem aumentar o colesterol ruim e formar placas de gordura e cálcio na parede dos vasos sanguíneos, formando a aterosclerose. Essas placas podem obstruir o vaso e causar infarto, derrame ou problemas graves nas pernas e pés.

PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA
A atividade física também deve fazer parte das atividades na terceira idade, porque além de ajudar o corpo, ela ajuda o cérebro. Isso acontece porque a prática do exercício físico faz com haja aumento da produção de endorfina, um neurotransmissor que melhora as sinapses, as conexões entre os neurônios, ajudando na memória. Ela também aumenta a disposição física e mental, além de prevenir lesões nos vasos sanguíneos devido seu efeito antioxidante. A prática regular de atividade física também previne o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos através da redução do colesterol ruim, o LDL.

FAZER CONSULTAS MÉDICAS PERIÓDICAS
É muito importante fazer acompanhamento regular com o médico para realizar uma triagem em busca de doenças que podem ser evitadas. A realização de exames de rotina evita que surpresas possam aparecer no caminho e que se tome medidas para controle caso se encontre algum exame alterado.

EVITAR MAUS HÁBITOS
Evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

NÃO FICAR MUITO TEMPO SENTADO
Evite ficar longos períodos sentado. O ideal é levantar e movimentar as pernas por dez segundos a cada hora.

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