Trombose Venosa Profunda

Mais conhecida como trombose é uma doença grave causada pela formação de coágulo em veias profundas, impedindo o fluxo do sangue, podendo se desprender e migrar na circulação.

CAUSAS

  • Diminuição do fluxo de sangue nas veias, pode acontecer em longas viagens, um período longo sentado, pós-operatórios, engessamento do membro ou em pacientes acamados.
  • Alteração na coagulação do sangue, ocorre em pacientes com câncer ou doenças raras com fator genético que contribuem para o aumento da coagulação do sangue.
  • Alteração nos vasos sanguíneos, desenvolvida durante cirurgias ou em pacientes vítimas de trauma. Para reparar a lesão, o organismo desenvolve um processo exagerado de coagulação.

SINTOMAS

No caso de pequenos coágulos, a trombose pode não apresentar sintomas, os sinais mais comuns são dor, inchaço, dificuldade para andar, pele de cor esbranquiçada ou azulada, podendo ter vermelhidão e calor na perna.

O diagnóstico é dado por um especialista após análise do histórico, sintomas e exames do paciente. Sendo que o principal método de exame para identificar a trombose é a ultrassonografia doppler.

TRATAMENTO

O tratamento de trombose é importante para promover a absorção dos que já se foram pelo organismo e evitar que futuramente seja desenvolvido outro trombo. Para isso são utilizados medicamentos anticoagulantes receitados pelo angiologista. Além do uso de meia elástica.

Nos casos graves é indicado fazer cirurgia ou infusão de medicamentos fibrinolíticos.

Open chat
Contato