Úlcera Venosa

Existem vários níveis de gravidade de insuficiência venosa, sendo desde pequenos vasos que geram desconforto, manchas e inchaço, até desenvolvimento de feridas, que é o caso das úlceras venosas, também chamadas de varicosas.

CAUSA

Essas feridas são provocadas devido ao acúmulo de sangue nas pernas, devido a dificuldade das veias impulsionarem o fluxo sanguíneo de volta para o coração.  Causando um aumento na pressão das veias, ao se dilatarem resultam nas varizes visíveis.

SINTOMAS

Normalmente as úlceras venosas se apresentam na parte interna dos tornozelos, com fundo avermelhado e ao redor manchas escuras, conhecidas como dermatite ocre, sem causar dores muito intensas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser feito por um angiologista ou um cirurgião especializado, exames complementares auxiliam a definir o tratamento que será feito.

TRATAMENTO

O tratamento deve ser feito para cicatrizar a ferida e prevenir outras úlceras. Sendo que em alguns casos é preciso ser feita cirurgia, retirando ou fechando as veias feridas, podendo ser usada espuma, laser ou radiofrequência.

Também é necessário fazer uma reabilitação com exercícios para fortalecimento da musculatura.  Usar curativos especializados e especiais para úlceras também auxiliam no tratamento.

Open chat
Contato