Varizes

As varizes surgem principalmente nas pernas e são veias dilatadas que podem ser vistas facilmente por baixo da pele. São causadas devido ao mau funcionamento das válvulas presentes nos vasos, o que dificulta o retorno do sangue que está nos membros inferiores para o coração, isso porque há o comprometimento da circulação sanguínea adequada.

As varizes podem ser classificadas como:

  • veias varicosas que ficam como erupções na pele
  • veias reticulares possuem até 3 milímetros de diâmetro
  • Telangiectasias ou vasinhos com diâmetro de 1 milímetro.

Existem as varizes pélvicas que são veias dilatadas na região do útero, trompas e ovário, causando dor no abdome de forma intensa.

As varizes esofágicas acontecem no esôfago e nem sempre apresentam sintomas, mas quando sangram podem causar vômitos e fezes com sangue, tonturas e perda da consciência.

SINTOMAS

São mais frequentes nas mulheres que usam anticoncepcional, idosos, pessoas que ficam muito tempo sentadas ou de pé, obesos e sedentários. Mas é importante ressaltar que qualquer pessoa pode desenvolver varizes.

Alguns dos sintomas são o dilatamento das veias superficiais, formigamento, manchas escuras na região, coceira próximo da veia, sensação de peso, inchaço e maior sensibilidade nas pernas.

O diagnóstico das varizes deve ser feito por um angiologista que analisará o histórico, estilo de vida e costumes do paciente.  O especialista indicará qual o melhor tratamento para cada caso.

TRATAMENTO

Podem ser tomadas algumas medidas para aliviar os sintomas das varizes como, exercício físico, colocar as pernas para o alto, fazer repouso e uso de meias elásticas, estas quando usadas de forma regular são capazes de controlar a evolução da doença.

O uso de medicamentos prescritos por um especialista também podem fornecer um leve alívio das dores. Mas nenhum desses métodos traz resultados para a melhora estética e não atuam no desaparecimento das varizes.

As chamadas telangiectasias, veias de pequeno calibre, são as mais comuns no tratamento estético. Esses pequenos vasos raramente provocam dor, no entanto causam erupções na pele. Para tratamento são indicados os métodos escleroterapia e aplicação a laser.

A escleroterapia é o método de injetar glicose concentrada ou outros agentes esclerosantes que tem objetivo de eliminar os pequenos vasos. No caso de varizes de grande calibre é indicado ser feita a cirurgia. Esse procedimento consiste em pequenas incisões para cicatrização da pele com mínima cicatriz residual.

As cirurgias podem ser feitas em ambulatório ou hospitais, utilizando anestesia local, geral ou raqui. Para o tratamento da safena é preciso retirar ou fechar essa veia, através da aplicação de espuma, laser, ou radiofrequência.

É importante ressaltar que após os exames e avaliação médica, o especialista irá indicar qual o melhor tratamento para cada paciente.

Open chat
Contato